quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Seca está matando até animais típicos do sertão em Sergipe (Postado por Lucas Pinheiro)

 A seca que castiga a região Nordeste há 13 meses já mudou completamente o cenário da região semiárida de Sergipe. Hoje a paisagem é composta por animais típicos da região, como o calango, que também está morrendo de sede, sertanejos que precisam queimar a própria vegetação da catinga para alimentar o gado e cascas de árvores que tem servido como fonte de alimentação. Mais de 100 mil pessoas sofrem com os efeitos da seca.

A Defesa Civil de Sergipe já confirma que esta é considerada a pior seca dos últimos 30 anos da região sendo considerado um ano atípico de todos os outros desde que a instituição surgiu em 1972. São 18 municípios em situação de emergência reconhecidos pelo Ministério da Integração Nacional.

 Os municípios afetados pela seca são Canindé de São Francisco, Carira, Frei Paulo, Gararu, Graccho Cardoso, Itabí, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, São Miguel do Aleixo, Tobias Barreto e Tomar do Geru.



Ações
Segundo o Governo do Estado, deverão ser investidos mais R$ 488 mil na contratação dos caminhões-pipa. A Secretaria de Estado da Inclusão Social e do Desenvolvimento Social informa que o Governo contribui com aproximadamente 40% a mais do quantitativo de água distribuída às famílias atingidas pela estiagem, em parceria com o Exército Brasileiro, até que as chuvas sejam suficientes para interromper a seca.

Em entrevista ao Bom Dia Sergipe, o tenente-coronel da Defesa Civil do Estado, José Erivaldo Mendes, disse que mesmo que a chuva volte a cair, seria preciso cinco anos para que a região conseguisse se recuperara por completo.

 “A estrutura hídrica da região está totalmente comprometida, os próprios animais típicos como calango e outros tipos de lagarto estão morrendo de sede. Inicialmente todos os esforços governamentais estão direcionados para que a água sirva para o consumo humano”, disse.

Para amenizar a situação que a seca trouxe a Sergipe a Defesa Civil tem realizado ações em diversos pontos do estado. “Além dos carros pipa que vão aos municípios em situação de calamidade, o Governo também distribui cestas básicas de alimentação. Todo o cronograma é controlado pelas Defesas dos munícipios que fazem o cadastro das famílias mais necessitadas”.

Quanto à agua direcionada aos animais o tenente-coronel  confirma que até janeiro serão direcionados caminhões específicos para esse consumo.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Papagaio salva inglesa com distúrbio do sono


Animal alerta dona, que sofre de apneia, ao perceber que ela parou de respirar.


14 de dezembro de 2012 | 8h 21
 
Uma britânica que sofre de um distúrbio do sono disse que seu papagaio aprendeu a acordá-la toda vez que ela dormia em posição perigosa.


Em 2009, Barbara Smith-Schafer, de 62 anos, foi diagnosticada com apneia obstrutiva do sono (AOS).

Schafer explica que Dominic, seu papagaio-cinzento, pode imitar o seu ronco e acordá-la batendo as asas e mordendo seu ombro se perceber que ela parou de respirar.

Muito comum, a apneia do sono eleva a pressão sobre o coração e pode provocar sérios problemas cardíacos.

Schafer conta que, no início, ficava envergonhada quando Dominic imitava seu ronco.

"Mas desde que a minha doença começou a piorar, ele aprendeu a me acordar quando eu dormia em uma posição perigosa, ou quando eu parava simplesmente de respirar", explicou.

"Ele se tornou realmente meu maior protetor", acrescentou.

A apneia é causada por uma interrupção das vias respiratórias durante o sono e uma de suas consequências diretas é o ronco alto.

Antigamente, quando Schafer pegava no sono sentada, por exemplo, chegava, muitas vezes, a bater com o rosto na mesa de sua sala de estar dormindo.

Por causa disso, ela quebrou seu nariz cinco vezes, além de ter fraturado seu ombro.

Papagaio inteligente

Michael Oko, otorrinolaringologista e especialista em medicina do sono no Boston Pilgrim Hospital, no condado de Lincolnshire, na Inglaterra, disse: "Uma a cada cinco pessoas que ronca sofre de apneia obstrutiva do sono que, sem não tratada, pode levar a problemas cardíacos significativos e não-oxigenação do cérebro".

"Felizmente para alguns de nós que não podem recorrer a ajuda primordial de um papagaio talentoso, há tratamentos altamente eficientes e recomendados", explicou.

Schafer possui agora um equipamento de oxigenação ao lado de sua cama, que a impede de parar de respirar enquanto dorme.

"Ao mesmo tempo que sou grata a Dominic por sempre estar alerta, certamente não sentirei falta das chamadas dos paramédicos ou dele fazendo graça do meu ronco", afirmou. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.