domingo, 29 de novembro de 2009

Fauna do Brasil (Wikepédia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Fauna do Brasil envolve o conjunto de espécies animais distribuídas por todo o território brasileiro. Não conta com espécies de grande porte, semelhantes às que se encontram nas savanas e selvas da África.

Na selva amazônica existe uma abundante fauna de peixes e mamíferos aquáticos que habitam os rios e lagos. As espécies mais conhecidas são o pirarucu e o peixe-boi (este em vias de extinção).

Nas várzeas existe jacarés e tartarugas (também ameaçados de extinção), bem como algumas espécies anfíbias, notadamente a lontra e a capivara e certas serpentes, como a sucuriju. Nas florestas em geral predominam a anta, a onça, os macacos, a preguiça, o caititu, a jiboia, a sucuri, os papagaios, araras e tucanos e uma imensa variedade de insetos e aracnídeos.

Nas caatingas, cerrados e campos são mais comuns a raposa, o tamanduá, o tatu, o veado, o lobo guará, o guaxinim, a ema, a seriema, perdizes e codornas, e os batráquios (rãs, sapos e pererecas) e répteis (cascavel, surucucu e jararaca).

Há abundância de térmitas, que constroem montículos duros como habitação. De maneira geral, a fauna brasileira não encontra rival em variedade, com muitas espécies inexistentes em outras partes do mundo.

São inúmeras as aves de rapina, como os gaviões, como as corujas e os mochos, as trepadoras, os galináceos, as pernaltas, os columbídeos e os palmípedes.


* Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Fauna_do_Brasil"
Categoria: Fauna do Brasil

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Bombeiros capturam jiboia de 2 metros em Goiânia




da Folha Online
Divulgação

Bombeiros exibem jiboia de cerca de 2 metros capturada em Goiania

Bombeiros capturaram no domingo (26) uma jiboia de aproximadamente 2 metros na Gerência de Ensino de Goiânia (GO).

As equipes foram avisadas no início da tarde por moradores da região, que avistaram a cobra na rua. O animal foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Segundo os bombeiros, esta é a quinta cobra capturada em Goiás em pouco mais de 30 dias.